Se precisar, peça ajuda!
Atualmente, o “Setembro Amarelo” é a maior campanha contra o estigma do suicídio no mundo! Em 2023, o lema da campanha é: “Se precisar, peça ajuda!
Inspirado no caso Emme – jovem americana de 17 anos que cometeu suicídio em 1994 – o “Setembro Amarelo” foi adotado em 2015, no Brasil, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Desde então, a campanha chama a atenção para a prevenção ao suicídio durante todo o mês de setembro.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. Entre os jovens de 15 a 29 anos, é a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.
Muitas pessoas não sabem onde procurar ajuda. Mas, a rede pública de saúde, por exemplo, oferece atendimento gratuito para aqueles que estão passando por conflitos emocionais e sofrem com pensamentos ou mesmo o desejo de tirar a própria vida. A ajuda pode ser solicitada por telefone, presencialmente ou on line nestas instituições:
CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde)
UPA 24h
SAMU: fone 192
Pronto Socorro
Hospitais
Centro de Valorização da Vida: fone 188 (ligação gratuita)
Sobre o CVV – O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip, 24 horas por dia, todos os dias.
A ligação para o CVV, em parceria com o SUS por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.
#setembroamarelo #campanha #suicídio #grupovikings;